Início » Logo Maker » O que é um Logotipo?
Logótipos são imagens, textos, formas ou uma combinação dos três que descrevem o nome e o propósito de uma empresa – para simplificar.
No entanto, um logótipo pode e deve ser mais do que um símbolo de identificação. Se bem projetado, também conta a história de uma empresa, transmitindo a tua mensagem de marca de uma forma que ajuda a estabelecer uma ligação emocional com o teu público-alvo.
Essa definição vaga, mas ainda assim inspiradora, pode ser dividida na seguinte pergunta:
Resposta: A maior parte do trabalho pesado.
Um logótipo é importante por várias razões – principalmente sendo que:
Portanto, criar um logótipo deve estar claramente no topo da tua lista de prioridades ao iniciar um negócio – mas quais são os elementos que podes usar para que isso aconteça?
“Se projetado corretamente, um logótipo pode tornar
os futuros esforços de promoção da marca numa brincadeira de miúdos”
Não há necessidade de criar um logótipo (embora provavelmente aches muito difícil criar um logótipo sem usar uma única cor).
Dito isso, a maioria dos logótipos, se não todos, é composta de uma combinação dos seguintes elementos:
As cores vão muito além do apelo estético – são os principais comunicadores da tua mensagem. Elas dizem ao teu público se és brincalhão ou sério, inovador ou seguro, moderno ou intemporal e estável.
A paleta de cores do teu logótipo pode ser composta de uma única cor ou várias (embora seja recomendável manter uma combinação de duas ou três cores). As cores que escolheres mais tarde infiltrar-se-ão noutros materiais de marca criados por ti, por isso escolhe sabiamente!
Isto é basicamente o que todos nós, pessoas não ligadas ao design, consideramos como uma fonte; a tipografia inclui as letras que vês num logótipo, organizadas em algum tipo de design consistente. Encontrarás logótipos construídos em torno de uma única letra, um monograma ou até mesmo o nome completo de uma empresa.
Uma imagem pode variar da seta mais simples até uma representação detalhada de um orangotango abstrato. Pode ser um ícone, um símbolo – talvez uma imagem que represente algo que vendes ou um valor que representas.
Se optares por uma imagem, lembra-te de que o teu logótipo provavelmente precisará de ser redimensionado, dependendo de onde estiver a ser colocado; tenta usar algo que pareça limpo e escalável.
Situado sob um logótipo, um slogan normalmente é composto por uma frase ou expressão concebido para prender a tua audiência ou esclarecer o que a tua empresa faz.
Os logótipos não precisam necessariamente de ser acompanhados de um slogan, mas é algo a ser considerado se, digamos, a tua imagem de logótipo sozinha for uma interpretação abstrata do conceito de Harmonia – embora possa comunicar os teus valores, ela não informa os teus clientes de nada sobre o teu negócio.
Obviamente, isso depende da empresa, do público-alvo, da mensagem pretendida e do logótipo – a eficácia do logótipo pode ser bastante subjetiva e variável em toda a indústria ou empresa.
No entanto, existem quatro objetivos gerais que deves procurar ao criar um logótipo:
Deve ser apropriado para o público.
Os melhores logótipos não são os mais apelativos, mas sim aqueles que criam empatia com o seu público-alvo. Os logótipos representam não apenas a tua empresa, mas também as pessoas com quem falas.
Por exemplo – não usarias cores vivas e alegres (leia-se: amarelo vivo) para uma casa funerária, da mesma forma que não usarias cinzas depressivos para um organizador de festas infantis.
Deve ser fácil de ler.
Isto é particularmente verdadeiro para os logótipos de marcas (logótipos que consistem apenas em texto), mas aplica-se a todos os estilos de design.
Se o teu público-alvo for forçado a decifrar o significado do teu logótipo, ele desaparecerá mais rápido do que demoras a dizer “conversões”. Certifica-te de que o teu logótipo pode ser facilmente entendido de uma só vez.
Deve ser distinto.
Inspirar-se nas tendências do setor é sempre um bom ponto de partida, mas lembra-te de que o objetivo de um logótipo é diferenciar a tua marca da concorrência.
Distinto = memorável, e é isso que irá relembrar aos clientes porque é que a tua marca é a única na indústria à qual eles devem ser leais.
Deve ser escalável.
Mencionamos isso acima, mas é importante enfatizar novamente.
O teu logótipo será colocado em destaque em vários canais de meios de comunicação e em tamanhos variados; por causa disso, os melhores logótipos são logótipos versáteis – aqueles que podem ser facilmente dimensionados para se adequar a qualquer necessidade de promoção da marca que possas encontrar.
Vamos dar alguns exemplos de logótipos icónicos e discutir como eles transmitem a mensagem.
O que fazes com o Twitter? Tweetas – tal como este pássaro.
O logótipo é simples e fácil de entender – todos podem dizer que é um pássaro – e comunica o que podes fazer com uma única imagem. O seu tamanho e cor chamam a atenção, enquanto a sua simplicidade lembra subtilmente ao público que usar o Twitter é fácil e direto.
Estes arcos amarelos seriam reconhecidos a mais de um quilómetro de distância – que é o que se pretende. Originalmente destinado a captar a atenção dos transeuntes, a McDonald’s construiu as suas lojas em torno destes arcos, que depois incorporaram no seu logótipo.
As cores são brilhantes e alegres, e a forma do “M” lembra as famosas batatas fritas do Mickey D – aquelas que mal podes esperar para comer.
O nome dessa gigante do comércio a retalho foi inspirado no rio Amazonas (o mais longo do mundo), e é por isso que é uma ótima base para o seu logótipo. Ao adicionar um pouco de entusiasmo ao logótipo, a seta abaixo do nome também implica que a Amazon vende todos os produtos de A a Z – na forma curva de um sorriso, porque eles mantêm os seus clientes satisfeitos.
Não poderíamos deixar de mencionar os nossos informáticos favoritos, cujo logótipo clássico, mas simples, tornou-se globalmente reconhecido como um símbolo de inovação e excelência.
Tal como o logótipo do Twitter, o ícone Apple é descomplicado – mas em vez de representar uma ação, significa o nome da empresa digital. A sua paleta preta e branca é elegante, e a mordida retirada da fruta convida os clientes a “comer a maçã” (empenhar-se na marca) e joga com a palavra “byte” – uma base da informática. Nada mal para um mero ícone!
Primeira regra de promoção da marca: os logótipos devem ser colocados em qualquer lugar onde o teu produto, empresa e marca estejam representados.
Páginas Web – A exibição do teu logótipo na parte superior do teu site aumenta a visibilidade da tua marca e informa instantaneamente os consumidores quem estão a visitar.
Cartões de negócios – Os teus cartões de visita de marca (leia-se: com logótipo) são uma excelente maneira de divulgar o teu nome e dar aos teus clientes uma maneira tangível de se lembrar de ti.
Materiais de marketing – Anúncios, folhetos, embalagens de produtos, publicações em redes sociais, boletins informativos – sempre que criares uma ferramenta ou material de marketing, o teu logótipo deve estar em posição de destaque.
Apresentações – Do ponto de vista comercial, as tuas apresentações devem sempre incluir uma indicação clara da marca que representas – simbolizada pelo teu logótipo.
Comunicações da empresa – A inclusão de logótipos em cartas, e-mails, memorandos e outras comunicações reforça a tua marca – não apenas para os clientes, mas também para os teus funcionários – ligando a cultura da tua empresa à marca que a representa.
Agora que tens uma compreensão mais clara do que é um logótipo e do papel que desempenha na tua imagem de marca, chegou o momento de começar a tua própria jornada de promoção da marca!
@2024 Copyright Tailor Brands