Você está iniciando um projeto e quer que o resultado seja perfeito em todos os sentidos, até a escolha de fontes.
Talvez você já tenha percebido que designs que usam mais de uma fonte sejam mais atraentes e diferenciados do que a concorrência.
Porém, combinar fontes de forma aleatória pode não ser a melhor forma de alcançar este resultado. Mesmo no mundo do design pode haver conflito; algumas fontes se dão bem, outras devem ficar o mais longe possível uma da outra.
Por sorte, existem orientações específicas sobre quais fontes combinam e quais não!
No geral, fontes combinam quando constrastam suficientemente – falaremos mais sobre isso abaixo.
Seguem 11 dicas para te ajudar a combinar as fontes de forma perfeita.
Se você quer um jeito fácil, é esse aqui.
Famílias tipográficas (serifada, sem serifa, cursiva, criativa e monoespaçada) foram criadas para classificar fontes que se complementam. Adotar fontes de uma mesma família ajuda não apenas a estreitar a escolha de fontes como garantir um visual coeso em seu trabalho.
Ao escolher sua família (algum fã de Um Sonho Possível?), busque uma com diversas opções de estilo, pesos (light, bold), tamanhos e caixas (maiúscula, minúscula, combinada).
Como mencionamos antes, fontes combinam também quando contrastam. Aqui, a grossura da fonte é o ponto de contraste; fontes baixas e grossas combinam bem com fontes altas e finas.
Isso se dá pelo fato de que fica fácil a distinção entre as duas tipografias e a compreensão do papel de cada uma no projeto. Ambas fazem suas próprias funções enquanto complemetam o visual da outra.
Também é importante escolher fontes legíveis. Ao escolher sua fonte, assegure-se de não optar por uma que torne seu texto irredimensionável.
Kerning, no mundo do design, é o termo usado para se referir ao espaçamento entre as letras. Esse é outro recurso importante para diferenciar seções do seu texto, criando uma hierarquia entre as fontes e mostrando aos leitores que se tratam de duas partes distintas do documento.
Seja criativo, mas sem exagero – um texto longo com muito espaçamento, por exemplo, pode fazer o leitor perder o interesse, enquanto espaçamento de menos faz o texto parecer muito apertado e de difícil leitura. Não tenha medo de experimentar com o tamanho do texto para encontrar um bom equilíbrio.
Escolher fontes com espaçamentos diferentes pode equilibrar seu projeto.
Este aspecto é mais subjetivo, porém de forma intuitiva podemos sentir o que cada fonte transmite ao olharmos para ela. Sabemos identificar profissionalismo, descontração e até mesmo infantilidade.
Por exemplo, a fonte adotada para um convite de festa infantil – talvez arredondada e divertida – não é a mesma que usaríamos em uma proposta comercial.
Ao refletir sobre a combinação de fontes, selecione tipos com características complementares – seus aspectos podem ser diferentes, mas o clima que transmitem é parecido. Misture, por exemplo, uma fonte com mais curvas e outra mais reta, mas cuja atmosfera seja similar, e você terá alcançado seu objetivo.
Serifadas, como a Times New Roman, têm floreios, ou “pés” decorando as extremidades das letras. Fontes sem serifa, como Arial, compõe uma tipografia cujo nome significa, literalmente, “sem pés”, ous seja, sem floreios decorativos.
Combinar fontes com e sem serifa é uma forma clássica e fácil de criar um design bem contrastado. Ao combinar tipos de texto, o contraste, quando bem utilizado, é ótimo (mas certifique-se de que não são diferentes demais para não poluírem o visual, tornando-o desagradável).
Porém, certifique-se de que criou uma boa combinação de serifada com sem serifa, optando por adotar diferentes pesos e estilos, para que não sejam muito parecidas (veja a dica 9).
É mais fácil combinar fontes quando você define o papel de cada uma e estabelece uma certa hierarquia entre elas.
Títulos devem atrair a atenção – adotando fontes maiores e mais grossas – e dar o tom do texto, pois são a introdução do leitor ao documento.
Neste caso, adotar uma fonte mais tradicional no título passa a impressão de se tratar de um texto mais sério. Ao contrastar esta primeira impressão com uma fonte mais decorativa no texto, você atrai a atenção dos seus leitores para que continuem a leitura.
Essa opção é o contrário da dica 6. Se seu projeto é mais dinâmico e divertido, um título criativo irá passar a impressão correta para seus leitores, transmitindo uma atmosfera mais relaxada, enquanto o texto tradicional transmite um visual mais profissional.
Combinar fontes diferentes para título e texto (assim como diferentes tamanhos e grossuras) cria um contraste que torna o documento interessante.
Ah, mais uma dica: quanto mais curtos os títulos decorativos, melhor.
Contraste, contraste, contraste – esse é o foco ao combinar fontes. É uma das razões principais pelas quais fontes serifadas e sem serifa ficam bem juntas (veja dica 5) – ambos os grups contrastam bem.
Se não estiver seguro da sua escolha, preste atenção nos seguintes elementos:
Mas, como você sabe se as fontes são “muito parecidas”?
Se é difícil distinguir uma da outra, já sabe que a esolha foi errada. Fontes com estilos, grossuras e tamanhos similares não cumprem seus papéis pois o leitor não fará distinção nenhuma entre elas.
Além de que o aspecto visual não é agradável ao olhar.
As fontes não precisam ser da mesma cidade, mas precisam pertencer ao mesmo planeta de design.
Enquanto é importante contrastar (veja todas as dicas acima), diferenças demais também causam discórdia.
Como saber se o contraste foi suficiente ou se passou do limite, ou se as fontes são tão diferentes a ponto de serem incompatíveis?
A forma mais fácil de avaliar é pelo aspecto visual, mas se você prefere se guiar por regras, escolha fontes que tem tanto elementos em comum quanto elementos contrastantes. Uma boa regra é comparar usando a altura da letra “x”. Se a altura é parecida mas as fontes são diferentes, pode ser uma boa combinação.
Outra forma de avaliar é juntar fontes de grossura parecida em tamanhos diferentes ou, ao contrário, grossura diferente em tamanhos parecidos.
Tradução: evite poluição visual
Limitar qualquer projeto a três fontes é a regra que muitos designer usam para criar um projeto equilibrado e coeso.
Enquanto muitos acreditem que regras estão aí para ser ignoradas, apenas transgrida essa regra se tiver um bom motivo – um convite de casamento com várias partes, um projeto especialmente chamativo etc. Você sempre pode mudar o aspecto das fontes que já adotou sem trocá-las, mudando sua grossura, italizando ou sublinhando, portanto considere esse tipo de alteração antes de incluir mais de três fontes em seu projeto.
Não se apresse em escolher as fontes que irá utilizar em seu projeto, avalie o benefício que cada uma acrescenta ao design total. Se você não estiver convencido, o público também não se convencerá.
Fontes servem para destacar o conteúdo. Elas tornam seu texto agradável ao olhar e transmitem um significado implícito que atrai o público para sua mensagem.
Se seus leitores não conseguirem ler o texto, não irão insistir muito e seguirão adiante.
Verifique se a combinação de fontes está adequada ao local em que estão – são legíveis numa tela de celular? Combinam em formato impresso? Faça as mudanças necessárias para que seu texto fique legível seja qual for a plataforma.
Agora que você já sabe combinar fontes, é hora de começar seu próximo projeto. Se estiver buscando um novo logo para sua marca, venha conhecer nosso Gerador de Logos Inteligente!
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