Você escolheu um nicho temático, configurou seu blog ou site e está pronto para dar os toques finais antes de colocar tudo no ar e espalhar sua mensagem pelo mundo.
Agora que as decisões de design mais importantes já passaram, é hora de colocar a cereja no bolo – ops, no blog – escolhendo um logo atraente.
Todo blog ou site precisa de um logo, seja um negócio profissional ou um passatempo.
Não nos leve a mal; o logo não é apenas para seu blog. Você irá usá-lo em suas mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram etc – para divulgar sua marca pessoal.
Querendo ou não, existem milhões de outros blogueiros por aí, e são grandes as chances de que o assunto sobre o qual você planeja escrever já tenha sido abordado antes. Atualmente, há mais de 20 bilhões de visualizações de artigos de blog na plataforma WordPress e 77% dos internautas (ou seja, todo mundo) acessa regularmente blogs para colher informações.
Quando as pessoas acessam seu site pela primeira vez, precisarão de algo para lembrar de você, em meio a todos os outros blogs do seu nicho. Uma vez perdido um leitor, as chances de recuperá-lo são ínfimas, a menos que você tenha um logo – um lembrete visual – que o atraia de volta.
Além disso, possuir um logo de blog lhe ajudará a:
Gerar uma boa primeira impressão. Se bem desenvolvido, aguçará instantaneamente o interesse de seus leitores e os atrairá para conferir o conteúdo do seu site.
Se posicionar com autoridade. Um logo transmite a seus leitores uma imagem profissional, demonstrando que você é qualificado para falar sobre os assuntos que aborda.
Criar reconhecimento de marca. Como parte da sua marca, um logo lhe destacará entre os competidores e construirá reconhecimento entre seus leitores.
Criar uma identidade de marca. Seu logo é a base da sua marca, e lhe ajudará a estabelecer uma conexão emocional com sua audiência, tranformando-os em leitores fiéis.
De modo geral, existem 9 tipos de logo, que se dividem em 3 categorias principais: logomarca com texto, logomarca com ícone ou a combinação dos dois elementos.
Para blogs, o tipo mais comum é o textual, ou algo que se baseie no nome do seu blog – seja o nome completo ou apenas um monograma – e nada mais. Estes logos enfatizam muito a fonte que você adotar (falaremos mais sobre isso em instantes).
Porém, você pode escolher o logo que combina texto e ícone, escolhendo um símbolo que remeta também ao tipo de conteúdo que você estará abordando.
Não recomendamos usar uma logomarca com ícone apenas, pois dificulta a associação entre seu blog e seu logo. Lembre que a função principal do seu logo é gerar reconhecimento de marca, portanto você precisa de algo que faça a audiência pensar em você instantaneamente.
Tendo dito isso, vamos ao desenvolvimento do logo em si! Aqui estão 5 passos para guiá-lo na criação do logo de Blog perfeito!
Essa é sem dúvida a parte mais importante do processo de design de logomarcas, pois determinará uma série de questões a serem decididas nos próximos passos.
Seja um blog de Estilo de Vida, Moda, Viagem ou Contabilidade Pessoal, o logo que você criar precisa se conectar diretamente ao tipo de audiência que você procura alcançar, ou não tratá resultados.
Considere primeiramente o assunto que você aborda, em seguida qual o tipo de leitor que você quer atingir. Que tipo de pessoa você quer atrair? Quem você precisa alcançar? Escreva algumas características sobre seu público-alvo, incluindo seus dados demográficos e áreas de interesse.
Qual a relevância disso? Bem, um logo que usa fontes grossas e cores chamativas não se adaptaria a um blog sobre depressão, assim como um blog sobre saúde não teria nenhum sentido se fosse representado por um logo preto e minimalista.
Assegure-se de que você tem uma boa compreesnão do público que pretende agradar antes de seguir para o passo 2.
As cores adotadas em seu logo devem ser coerentes ou relacionadas às cores aplicadas em seu blog ou site.
Se ainda não selecionou as cores do seu site, mais fácil – você pode construir toda a identidade visual do blog baseada no seu logo! Porém, se seu blog já está no ar, é muito provável que tenha utilizado algum modelo pré-existente oferecido pela ferramenta utilizada (como WordPress, por exemplo).
É importante saber que as cores escolhidas sucitarão emoções específicas em seus leitores. Cada cor tem sua “personalidade” e influencia os pensamentos e sentimentos dos espectadores, mesmo que subconscientemente. Por exemplo, vermelho remete à paixão e energia, enquanto azul incita confiança, poder e credibilidade. Pesquise um pouco sobre a psicologia das cores antes de bater o martelo na paleta de cores do seu logo.
Você também deve considerar combinações de cores que funcionam e as que não. Assim como as cores do site e do logo devem estar em sincronia, você também deve assegurar-se de que são compatíveis entre si – tanto em aspecto quanto em significado.
Quando estiver selecionando as cores da sua logomarca, não ultrapasse 2 ou 3. Mais do que isso e você irá confundir seu público com um design muito bagunçado.
É verdade que no mundo digital quase todo logo dá certo, porém se você estiver pensando em usar seu logo também no mundo real – como em cartões de visita ou mercadorias – não esqueça de pensar na legibilidade e na redimensionabilidade da sua logomarca.
Se você optou por um logo de texto para seu blog, então este passo será importantíssimo para você. A fonte é o principal elemento visual no qual seu público irá focar, portanto escolha algo que demonstre bem a personalidade do seu blog e da sua marca.
(Mesmo que você tenha incluído um ícone no seu design, sua fonte ainda assim será de suma importância, portanto não pule esta etapa.)
Há quatro tipos principais de fontes que são usadas em logomarcas, apesar de que logos de blogs acabam optando sempre por letras cursivas ou personalizadas, adicionando criatividade ao design.
De qualquer forma, assim como as cores, a(s) fonte(s) adotadas no logo também devem estar alinhadas ao público-alvo. A escolha certa varia dependendo da temática do blog – fontes grandes, chamativas e decorativas não combinam com um blog relacionado a contabilidade e impostos. Porém, se você possui um blog de viagens, fontes marcantes e divertidas são a pedida certa.
Além disso, certifique-se da clareza do seu logo; algumas fontes – especialmente as mais criativas, que dominam toda a logomarca – podem ser difíceis de ler, o que vai na contramão da proposta do logo.
Lembre que seus visitantes precisam ler e reconhecer o nome do seu blog ao olhar para seu logo. Portanto, se tiver de escolher entre uma fonte incrível porém ilegível e uma fonte simples porém de fácil leitura, opte pela segunda.
A esta altura do campeonato, você já deve ter decidido quais serão os elementos que irão compor o seu logo (inclusive um ícone, caso você opte por usar um). Agora é hora de testar diversos posicionamentos do seu logo e decidir qual ficará melhor no seu site.
Você pode experimentar com tonalidades da sua paleta de cores, ou fontes da mesma família, sempre checando se combinam com a imagem geral.
Além disso, crie logos com posicionamentos de elementos diferentes. O logo fica melhor com o texto no meio? E se deslocar o ícone para a direita? Faça 4 ou 5 versões e veja qual deles transmite melhor o “espírito” do seu blog.
Perceba que as dimensões da posição do logo variam de acordo com a plataforma de hospedagem do blog e o tema escolhido em seu site. Em algumas, as proporções do logo são bem pequenas, em outras são bem grandes. Não importa o tamanho, seu logo precisa ser claro e fácil de ler. Portanto, antes de determinar o design, teste as diversas dimensões do seu logo, assegurando-se de que a resolução está boa o suficiente.
Agora que já tem uma ideia do aspecto que seu logo terá, é hora de criá-lo!
Se quiser um no estilo Faça Você Mesmo, você pode utilizar ferramentas como Photoshop, editores online ou softwares de criação de logo, ou mesmo aplicativos, se você prefere criar em qualquer lugar.
Estes são os nossos favoritos:
Tailor Brands – estaríamos mentindo se não nos colocássemos em primeiro lugar na lista de indicações. Nosso Gerador Online de Logos é barato e fácil de usar, e vem com todas as ferramentas de design necessárias para você criar a identidade de marca do seu blog.
Adobe Photoshop – o Adobe é a ferramenta usada por designers profissionais. Você pode criar logos profissionais, mas precisará pagar pelo software e aprender como manuseá-lo, o que não é tão simples. Se você não tem experiência com design gráfico, esta pode não ser a melhor opção para você.
PicMonkey – o PickMonkey é uma ferranenta muito legal. É gratuita e oferece um gerador de logos online. Não tem todas as ferramentas dos outros mencionados, mas você pode alcançar um resultado bem decente.
Canva – esta é outra plataforma de design online com uma ferramenta de criação de logos. Apesar de focar mais em material para as mídias sociais, você pode usá-la também para criar seu primeiro logo.
Um dos serviços de hospedagem de blogs mais populares, o WordPress, tem um jeito bem simples de incluir seu logo no seu site!
Assim que estiver pronto, aplique um fundo transparente à sua logomarca (fechando o arquivo no formato PNG), garantindo que fique bom em qualquer fundo.
Entre no seu site WordPress e clique em “Customizar”.
Depois, selecione a barra “Nome do Site, Slogan e Logo”. Na janela que abrir, clique em Adicionar Logo.
Então, escolha “Selecionar Arquivos” e suba seu logo. Clique em “Definir como Logo”, no canto inferior direito, e pronto! Seu logo já deve estar aparecendo no cabeçalho do seu blog.
Agora que você já sabe como fazer um logo para seu blog, é hora de apertar o acelerador.
Muito blogueiros enxergam o logo e o design do site como algo menos importante, mas se você quer criar uma boa impressão e demonstrar profissionalismo e credibilidade, você precisará de um logo bem feito para deixar sua marca na internet.
Quando estiver pronto para começar a desenvolver seu logo, dirija-se ao nosso Gerador de Logos e comece a criar!
Products
Resources
@2024 Copyright Tailor Brands